Socorro! Estou preso no elevador…

Não há uma causa única e bem identificada que leve à paragem intempestiva de um ascensor. Há sim, um conjunto de situações que se traduzem em informação ao quadro de comando e podem determinar a imobilização do sistema.

A eventuais falhas do equipamento, acrescentam-se as avarias resultantes da má utilização do mesmo, em especial das portas e da própria cabina.

Quando um elevador fica imobilizado com alguém dentro, há duas vertentes a considerar: os procedimentos a adoptar por quem está encarcerado, e por quem vai efectuar o resgate.

PARA QUEM ESTÁ DENTRO DO ASCENSOR, RECOMENDA-SE:

– Manter a calma e tranquilidade;

– Pedir socorro (nos ascensores mais actuais existe já um sistema de comunicação que coloca os passageiros em contacto com a empresa responsável pela manutenção);

– Não tentar sair por si mesmo da cabina, seja de que modo for!!! A causa da paragem pode ser apenas momentânea e o ascensor pode entrar em funcionamento repentinamente, causando ferimentos graves ou até mesmo a morte.

PARA QUEM VAI EFECTUAR O RESGATE, RECOMENDA-SE:

– Ter informação / formação para executar a operação (na dúvida, deve chamar-se sempre a empresa responsável pela manutenção);

– Tranquilizar a(s) pessoa(s) encarcerada(s), informando que se vai proceder ao resgate;

– Seguir rigorosamente as instruções existentes na casa das máquinas (não esquecendo de começar por cortar a alimentação eléctrica ao ascensor);

– Levar manualmente a cabina até ao nível do piso (deslocando-a no sentido mais favorável) para que possa abrir-se a porta e resgatar o(s) passageiro(s).

– Certificar-se que a porta de patamar fica bem fechada e encravada, nunca deixando de chamar a empresa de manutenção do ascensor.

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: