Euribor renova mínimos históricos

As taxas Euribor voltaram a descer, renovando os mínimos históricos já alcançados. Para muitos portugueses será mais uma redução numa das despesas que mais castiga o orçamento familiar: o crédito à habitação.

A taxa de referência do Banco Central Europeu cifra-se actualmente no 1% mas a Euribor a três meses já atingiu um valor inferior, 0,985%, enquanto a Euribor a seis meses, a mais utilizada no crédito à habitação, se fixou nos 1,225%. Ligeiramente mais a cima, taxa a 12 meses caiu para 1,419%. As descidas a que temos assistido serão, em princípio, suficientes para que se registem prestações mais baixas, mesmo nos novos créditos, isto apesar dos bancos estarem, regra geral, a praticar spreads mais elevados. Para fazer face a esta realidade, o Conselho de Ministros aprovou no passado dia 9 um decreto-lei que pretende proibir esta prática que vem sendo adoptada pela banca, neste período de baixa da taxa de juro.

Uma das consequências visíveis da crise no sector imobiliário é o aumento do número de imóveis disponíveis para permutas nas carteiras de algumas imobiliárias. Apesar de um estudo recente da Knight Frank, representada em Portugal pela Worx, apontar para uma queda do preço de venda das casas em Portugal, a crise continua a afectar as transacções imobiliárias e esta é mais uma opção que as agências imobiliárias colocam ao dispor dos seus clientes.

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: