Socorro! Mais uma assembleia de condomínio…

angryUma assembleia de condomínio não tem que ser um momento de stress. Pelo contrário, é a altura própria par tomar decisões que contribuam para aumentar o bem-estar dos condóminos.

Para começar, é bom ter presente os pontos de convergência entre os condóminos:
– Ser feliz
– Viver em segurança
– Ter um condomínio aprazível e valorizado
Se as assembleias não decorrem com a tranquilidade que gostaria então é preciso ter uma atitude diferente para que o resultado seja melhor.

1 – Não critique. Apresente soluções.
A crítica coloca o seu destinatário numa atitude de defesa. Ao arranjar argumentos para se justificar, a pessoa fecha-se na sua ideia, não estando receptivo a nenhuma outra.

2 – Não confronte directamente os que têm ideias diferentes, oiça-os e acrescente as suas ideias.
O confronto directo apenas serve para exaltar os ânimos. Oiça o seu vizinho sem interromper. Compreenda o seu ponto de vista e acrescente a sua ideia à dele. Assim, não se sentirá posto em causa e prosseguirá o raciocínio conjuntamente consigo, até chegarem a uma conclusão.

3 – O que para si é óbvio pode não o ser para o seu vizinho.
Cada um tem um entendimento diferente dos factos e do mundo que o rodeia. Quando apresentar as suas ideias, seja muito claro e concreto. Diga também como elas podem ser implementadas e os benefícios que trarão.

4 – Lembre-se que cada pessoa é importante
No condomínio todos são importantes para o bem viver comum. Constata-se que nos condomínios onde todos convivem os conflitos não têm expressão significativa. O respeito aumenta e, como consequência, vive-se melhor.

Creio que este é um dos segredos: saia da sua “concha”, fale com os vizinhos e quem sabe se não encontra um grande amigo sob o mesmo tecto.
A frieza duma assembleia entre estranhos pode ser transformada num encontro de pessoas que se conhecem e se respeitam.

Etiquetas: , ,

6 Respostas to “Socorro! Mais uma assembleia de condomínio…”

  1. Andreia Martins Says:

    O espírito tem de ser este! Por vezes, torna-se difícil resistir a algumas provocações de condóminos menos educados que gostam de semear a controvérsia. É um facto. Mas é possível!

  2. Ernest Reavill Says:

    Most assemblies are a complete and utter waste of time. In my Block, for example, there are 32 Apartments, I have yet to see more than 10
    persons attend the A.G.M. Most of those who do attend merely cause
    controversy and confusion, they are really only interested in their own
    problems, not those relating to the Condominium. I agree wholeheartedly with the comments of Andreia Martins printed above.

  3. Elsa Calheiros Says:

    As assembleias são para isso mesmo, resolução de problemas e não para confrontos pessoais. Seria bom que todos tivessem esse espírito e houve mais participação activa e construtiva e que as faltas de presença às assembleias não fossem tantas. Só teriamos todos a ganhar, por zelar pelo que é nosso.

  4. sonia victor Says:

    As assembleias são precisas sim senhor, mas hoje em dia como é que se justifica num (1) prédio com quatro (4) andares com rés do chão incluído, sem elevador, cada condómino pague 26,94 euros?!?!?! Porque nem todas as pessoas podem pagar este exagero!!!É o que eu acho!! É que o nosso prédio não é nada luxuoso. E porque é que esta empresa (*******) tem preços tão caros?!?!??
    É que conheço várias poessoas que pagam condominío mas que pagam à volta de 10, 15 euros em prédios iguais ao meu?!??

  5. Sandra Sousa Says:

    Se partirmos do princípio (errado) que os “outros” só querem causar confusão, estamos a inviabilizar em grande parte qualquer possibilidade de entendimento. Flexibilidade, precisa-se!!
    Acredito que se nos abstrairmos um pouco dessas atitudes mais radicais conseguiremos levar a assembleia a bom porto. O ideal será efectivamente responder com um sorriso nos lábios e muita cordialidade. Falamos de armas tão simples mas eficazes.

  6. Helena Silva Says:

    O ideal é que as decisões tomadas numa assembleia de condomínio sejam claramente transcritas na respectiva acta. Espera-se que no final da reunião ou num prazo razoável,a mesma seja remetida a todos os condóminos para conhecimento e concordância. A nossa assembleia foi em Maio de 2009 e até hoje ainda não vi uma linha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: